top of page
  • Foto do escritoresdjgfa

MARATONA DE DEBATES 2023

“O PODER DA CIÊNCIA E A CIÊNCIA DO PODER"

Decorreu no dia 20 de abril, no auditório da escola, durante toda a manhã, mais uma sessão da Maratona de debates, organizada pelo grupo de Filosofia e pelo projeto Oficina de ideias, que ressurgiu com toda a vitalidade, após a paragem durante a pandemia.


O tema deste ano foi sobre o “Poder da Ciência e a Ciência do Poder”, pretendendo-se sensibiizar os alunos para o contexto atual com as implicações psicológicas, sociais, económicas, políticas, educacionais e éticas do desenvolvimento científico e tecnológico, em particular com o desenvolvimento exponencial da Inteligência Artificial, das indústrias de armamento e farmacêutica, os metaversos e os ambientes virtuais imersivos, entre outros temas.


Estiveram presentes 8 equipas de 4 alunos cada uma, que tiveram a ocasião de debater uns com os outros as questões problema divulgadas, desde o início do ano, no regulamento do projeto. As questões em discussão foram: -Será que a ciência poderá usar o seu poder para mudar o mundo para melhor, respeitando princípios e valores éticos fundamentais ou será dominada por mecanismos que ela própria não controla (por exemplo, a indústria da guerra, das empresas de tecnologia, farmacêuticas, entre outras)?

-Será que o poder da Inteligência Articial ultrapassou o dever ético da Ciência tornando-a impotente perante esse grande poder tecnológico? Ou constituirá esta aliança uma nova esperança para o mundo, melhorando as nossas condições de trabalho e a nossa qualidade de vida?
- Será que existe uma sobrevalorização do poder da ciência na educação relativamente a outras áreas fundamentais (literatura, artes,filosofia...)?
- Será o poder do “metaverso” e dos novos ambientes virtuais imersivos uma nova utopia ou distopia? Será que esse poder nos transforma em avatares de nós mesmos? Em que sentido?

No final do debate os Júris constituidos por professores da escola e convidados de outros escolas, bem como alunos do 12º ano e ex-alunos, agora na Universidade, avaliaram as diferentes equipas, segundo os critérios do regulamento.

A mesa foi presidida por alunos de 12º ano da escola, Martim Silva, Helena Moutinho e Carlota Correia, que conduziram os trabalhos de forma exemplar.


A decisão foi difícil, dada a qualidade da argumentação, e por isso houve um empate, que levou à disputa final entre as equipas mais votadas. Após dez minutos de aceso debate, a equipa vencedora foi a das “Mentes Metafísicas, constituida pelos alunos: José Monteiro, Filipa Cunha, Clara Soares e Maria Ferreira, da turma 11H, que estão obviamente de parabéns pelo brilhante desempenho e postura exemplar. Em segundo lugar ficou a equipa “Undecimus, constituida pelos alunos: Leonor Pedrosa, Rita Ferreira, Sara Silva,Valentina Costa, do 11º I, que também tiveram um ótimo desempenho.

Saliente-se que todas as equipas paticipantes tiveram um comportamento que se pautou pelo rigor, cooperação e responsabilidade, sendo por isso mais um momento muito gratificante para todos os envolvidos, e uma excelente oportunidade de cooperação, aprendizagem, discussão de ideias e desenvolvimento de espírito crítico que dignifica a nossa escola.


 

Sónia Múrias

Professora de Filosofia

117 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page