PROJETO PARLAMENTO DOS JOVENS NA ESDJGFA
- esdjgfa

- há 11 minutos
- 2 min de leitura
APROXIMAM-SE AS ELEIÇÕES PARA A SESSÃO ESCOLAR
A nossa escola participa mais uma vez no Projeto Parlamento dos Jovens, que existe há mais de 20 anos, como uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa. A nossa escola participa apenas com o Ensino Secundário.
Este ano as atividades centram-se no tema da “Literacia financeira” e iniciaram em outubro com as habituais sessões de esclarecimento, promovidas pela coordenação do projeto na escola e pela própria organização central do programa, continuaram em novembro com uma videoconferência para exploração do tema, com convidados do Banco de Portugal, entre outros, e em dezembro, com uma Sessão/Debate com o economista Nuno Caan, ex aluno da nossa escola.

Organizaram-se as listas com os deputados elegíveis (quatro listas concorrem este ano) e preparou-se o tema a discutir, com as respetivas medidas sugeridas pelas listas concorrentes. Neste momento, decorre a Campanha para as Eleições à Sessão escolar, que terão lugar a 15 de janeiro.
No contexto atual é cada vez mais urgente revitalizar o projeto democrático, razão pela qual e este projeto se reveste de um significado fundamental, conforme se explicita nos principais objetivos divulgados na página oficial da apresentação do seu programa:
-"Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política;
-Dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;
-Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões;
-Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais;
-Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria;
-Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político."
Conscientes do valor deste tipo de projetos, que reforçam a importância do exercício de uma cidadania ativa e da participação democrática, apelamos para que todos os alunos do ensino secundário se informem das medidas das quatro listas concorrentes e exerçam o seu direito de voto, no dia 15 de janeiro, durante os intervalos da manhã, até às 14h. Divulgamos o programa das quatro listas candidatas e o resumo das medidas que defendem.
Faz ouvir a tua voz.
Vota, no dia 15 de janeiro!
Sónia Múrias
Coordenadora do Projeto do Parlamento dos jovens










Comentários