Buscar

Erasmus + “Explore, Create and Know”

Dia 15 de dezembro, partimos em direção à Grécia para participar no projeto Erasmus + “Explore, Create and Know”. Fizemos escala em Frankfurt e de lá seguimos para Salónica.

Chegámos a Salónica por volta das três da tarde e do aeroporto dirigimo-nos para uma escola primária, onde fomos recebidos pela representante da escola local, a Diretora Dra. Maria Tachtsoglou. Lá, já nos esperavam as famílias que nos iriam acolher. Segui com a família Deliu para a sua casa e durante a viagem pude conhecer um pouco esta família e dar-me a conhecer também. Já em casa, entreguei algumas lembranças de Portugal com a preocupação de me integrar naquilo que são os costumes de outro país.



A segunda-feira, dia dezasseis, começou às oito horas, onde me reuni com todos os outros participantes deste projeto vindos da Lituânia, Turquia, França e Polónia. Na escola Dimotiko Scholeio Plateos Imathias, apresentámo-nos e falámos acerca das caraterísticas de cada país. Ainda na mesma manhã, assistimos a uma palestra onde participaram todos os representantes. Nessa palestra foram apresentados os vários países detalhadamente, seguida de uma peça de teatro que representava um Natal com paz e sem guerras. Tivemos também oportunidade de assistir a danças tipicamente gregas.



No dia seguinte, observámos festividades de diversos países e dançámos ao som de música grega. À tarde, visitámos o Museu do corpo humano e o Museu de brinquedos antigos.



Quarta-feira, visitámos o Museu de história mitológica grega, a Central Public Library of Veria, biblioteca bastante conceituada, o salão nobre da Câmara Municipal de Véria, uma antiga mesquita, uma praceta onde S. Paulo converteu pessoas, uma sinagoga, e uma igreja cristã.


Quinta-feira de manhã, fizemos um jogo no qual tínhamos de adivinhar os países e a tarde foi passada na cidade de Salónica. Fomos a um museu onde nos foi contada a história dos deuses gregos, visitamos também o Museu de Arte Contemporânea e ainda fomos à Torre Branca.

Depois do almoço, passeamos pela cidade.

Sexta-feira, e último dia deste projeto, foi o dia escolhido para aprofundar conhecimentos entre as culturas dos vários países intervenientes e participámos em atividades plásticas, robóticas e gastronómicas. Foi o dia da despedida dos participantes.

Sábado, passei o dia com a família Deliu, que tão bem me acolheu, e preparei-me para o regresso a casa.

Domingo, partimos às quinze horas para chegar a Portugal às dez da noite.

Este projeto, em que tive o prazer de participar, enriqueceu o meu conhecimento e contribuiu para o meu desenvolvimento, tanto a nível linguístico como a nível de costumes/tradições de outros povos. Sem hesitar, voltaria a participar num projeto desta dimensão.


ευχαριστώ (efcharistó) ou obrigado.



TEXTO/IMAGEM: Santiago da Silva Ferreira, 9ºD

4 visualizações