Buscar

Viagem a Châteaugiron


Na passada semana de 24 a 30 de abril foi realizada uma viagem a França, no âmbito do projeto Erasmus+ “Non au Décrochage, prepare ton avenir en Europe !”, em que eu participei e sobre a qual irei partilhar um pouco da minha experiência.

Ao longo de toda a viagem tive a oportunidade de perceber o quotidiano das pessoas, as tradições, a cultura e, sobretudo, compreender as diferenças entre Portugal e França. Durante a viagem, consegui perceber a diferença no funcionamento das escolas. Enquanto que na escola que frequento em Portugal, o aluno, após terminar a sua refeição na cantina da escola, apenas deve colocar o tabuleiro no sítio indicado para depois ser arrumado pelos funcionários, na escola que visitei, o aluno tem de obrigatoriamente arrumar todo o tabuleiro depois da refeição, incluindo despejar o lixo e colocar a loiça suja nos locais indicados. Na minha opinião, colocar esta pequena responsabilidade nos alunos pode parecer algo pouco importante, mas acaba por fazer com que estes valorizem e respeitem mais o trabalho dos funcionários, tornando-se mais responsáveis e até organizados no futuro.

Para além das diferenças entre os dois países envolvidos neste projeto, outro aspeto importantíssimo que eu retirei desta experiência foi o meu desenvolvimento pessoal. Esta experiência ajudou-me imenso a melhorar tanto o meu inglês como o francês, colocando-me fora da minha zona de conforto e obrigando-me a uma adaptação a esta nova realidade. Melhorei consideravelmente a minha capacidade de comunicação e aprendi a arranjar soluções rápidas e eficientes sob pressão, o que não só me é útil na vida académica como também a nível pessoal. Por fim, ao longo de toda a viagem, também foi necessário realizar várias atividades e trabalhos em grupo, o que contribuiu para o desenvolvimento da minha capacidade de colaboração com vários elementos de um grupo a fim de realizar um projeto.

Concluindo, o projeto Erasmus+ teve um grande impacto na minha vida, aumentando não só a minha cultura em relação à França e à sua história, como também contribuiu para o meu desenvolvimento pessoal, permitindo o desenvolvimento de competências que irão ser bastante úteis no futuro.




Ana Leonor Oliveira Martins, nº1, 11ºL

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo