top of page

🎭 Turma 9.º G participa em sessão de Leituras Dramatizadas no Teatro Carlos Alberto

  • Foto do escritor: esdjgfa
    esdjgfa
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura
No âmbito do Plano Cultural de Escola – EU-EM-REDE: comigo, contigo e com o mundo, a turma 9.º G da Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves participou recentemente numa sessão da atividade Leituras Dramatizadas, realizada no Teatro Carlos Alberto e dinamizada pelo Serviço Educativo do Teatro Nacional São João.

Nesta iniciativa, 25 alunos do 9.º G foram acompanhados por dois professores e dois encarregados de educação, reforçando a articulação entre escola, família e instituições culturais. A sessão foi orientada pela atriz Joana Sarabando, que conduziu os alunos num trabalho prático de leitura expressiva e dramatização de excertos de Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões. A atividade integra-se num Domínio de Autonomia Curricular (DAC) desenvolvido em articulação com os professores do grupo disciplinar de Português, envolvendo também as disciplinas de Educação Visual, Oficina de Artes, Educação Física, História e Cidadania e Desenvolvimento. Através da relação entre literatura, teatro e artes, os alunos foram desafiados a experimentar novas formas de leitura, interpretação e expressão, num contexto artístico real.



A participação da turma revelou-se positiva, com envolvimento, interesse e sentido de responsabilidade por parte dos alunos, que demonstraram respeito pelo outro e alguma disponibilidade para o trabalho criativo em grupo. Estas experiências pedagógicas, devidamente contextualizadas e integradas no currículo, fazem cada vez mais sentido, pois utilizam as artes para promover aprendizagens transversais, favorecendo a escuta ativa, a atenção e a concentração.


Neste sentido, a atividade contribui para a concretização da Estratégia de Educação para a Cidadania, bem como para os objetivos definidos no Plano de Ação Estratégica da escola — nos domínios da Leitura e Escrita, da Inclusão e Bem-Estar e do Desenvolvimento das Artes e da Criatividade — estando igualmente alinhada com os princípios orientadores do Projeto Educativo da Escola.

A participação do 9.º G confirma o papel do Plano Cultural de Escola – EU-EM-REDE: comigo, contigo e com o mundo como um espaço de articulação entre currículo, cultura e cidadania, promovendo experiências educativas significativas e contextualizadas.

Luís Ribeiro Coordenador do PCE

Comentários


[ATUALIZADO EM 13-01-2026]
Copyright © 2025 ESDJGFA All rights reserved
bottom of page