top of page
  • Foto do escritoresdjgfa

Projeto Erasmus+ “Explore, Create and Know”

No mês de dezembro, de 15 a 22, tive a oportunidade de participar numa mobilidade do projeto Erasmus+ “Explore, Create and Know” à Grécia, mais precisamente a Platy Imathias.

Da nossa escola, fomos quatro alunos: a Marta, o Santiago, a Maria Fernanda, todos do 9ºD, e eu, acompanhados pelo nosso Diretor, Dr. Álvaro Santos, e pela professora Agostinha Gomes, a coordenadora do projeto.



Graças a esta experiência enriquecedora, reforcei o meu conhecimento relativamente à cultura da Grécia. Pude degustar a gastronomia deste país e ainda conhecer um género de música tradicional, que resulta de uma combinação de ritmos gregos e turcos, e que foi um dos pontos que mais me cativou.


Refletindo sobre esta minha vivência, tenho de salientar que o que mais me fascinou foi a cordialidade, tanto das pessoas que trabalhavam na escola onde realizámos diversas atividades patentes no projeto Erasmus+ como a dos alunos que frequentavam a escola, mas principalmente da minha família de acolhimento. Desde o primeiro dia que me fizeram sentir bastante à vontade, mostrando sempre uma enorme preocupação e atenção pelo meu bem-estar. Proporcionaram-me momento inesquecíveis, levando-me a visitar e a conhecer alguns dos pontos mais atrativos da cidade. Mas não tiveram esta atitude só comigo, também receberam outra menina da nossa escola, a Maria Fernanda, uma jovem muito simpática e amorosa que partilhou toda esta aventura comigo. Foram momentos de cumplicidade e de animação, partilhados com os nossos “irmãos” de acolhimento!

O meu momento preferido foi o baile de finalistas da filha mais velha da minha família de acolhimento. Foi uma oportunidade única, por ter sido um baile fora do normal, que jamais irei esquecer por ter convivido bastante e ter dançado as músicas tradicionais.

Para além de todo o carinho constante ao longo de uma semana, no dia em que parti, a família que me acolheu ainda me presenteou com oferendas que me surpreenderam bastante! Sei que o Adónis e a Giorgia, dois dos filhos da minha família de acolhimento, virão a Portugal em abril participar num projeto na cidade de Guimarães e espero ir abraçá-los ao aeroporto, pois são crianças fantásticas e amorosas!!!!


TEXTO/IMAGEM: Miriam Gomes, 12ºL

64 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page