• esdjgfa

Projeto Erasmus+ “Citizen Me” em Granada

Na semana de 23 a 28 de outubro, participamos numa mobilidade do projeto Erasmus+ “Citizen Me” em Granada, Espanha, onde tivemos a oportunidade de conhecer alunos de vários países. Nela participaram alunos de Espanha, de Portugal, da Hungria, da Alemanha e da Turquia. Foi primeira vez que participei neste programa e por isso acredito que a minha experiência tenha sido diferente à dos meus colegas desta escola, que já tinham participado em mobilidades anteriores.


Tive a oportunidade de criar boas amizades com os meus colegas portugueses, que não conhecia, e também com alunos de outros países.

Tivemos também a oportunidade de pôr o nosso em inglês em prática, algo que normalmente não sentimos necessidade uma vez que comunicamos sempre em português, mas, neste caso, o inglês era essencial, não só para conhecermos as pessoas novas que estavam neste projeto connosco, mas também no contexto familiar. Por outro lado, também me permitiu ter contacto com uma língua diferente (espanhol) e menos usada.

Foi muito interessante ficar a conhecer alguns aspetos característicos da cultura espanhola, os pratos tradicionais, que tivemos oportunidade de experimentar num almoço com as famílias, o sistema escolar que é bastante diferente do português e as rotinas diárias dos nossos colegas em Espanha.


Tendo em conta o programa em que participei, e uma vez que a temática se prende com a Cidadania, foi-nos proposto a apresentação de um trabalho sobre o sistema eleitoral de cada país, o que permitiu explorar um pouco melhor os princípios subjacentes à nossa democracia, e dá-lo a conhecer a todos os participantes.

Destes dias retiro uma experiência para a vida, pois tivemos a possibilidade de convivermos, de nos divertirmos, de aprendermos e de nos sentirmos responsáveis por estarmos num ambiente social e culturalmente diferente do nosso, numa partilha harmoniosa de saberes.

Texto: Leonor Santos

Vídeo: Gonçalo Duarte

46 visualizações

Posts recentes

Ver tudo