MARATONA DE DEBATES DISCUTE: PODER, VERDADE E INFORMAÇÃO
- esdjgfa

- há 7 horas
- 2 min de leitura
No passado dia 22 de abril decorreu a 16.ª Maratona de Debates, dinamizada pelo Grupo Disciplinar de Filosofia e pelo Projeto Oficina de Ideias. Este ano foi subordinada ao tema: PODER, VERDADE E INFORMAÇÃO.
Apesar da exigência de mudança de horário, o auditório encheu-se para assistir ao debate entre as 12 equipas de 11.º ano participantes, com a colaboração dos professores que se prontificaram a levar as suas turmas.
Dada a sua relevância e a pertinência do tema, este ano foi feita a cobertura do evento por jornalista e fotógrafo do jornal Público, que elogiaram a qualidade e atualidade do projeto.
Podem encontrar aqui a reportagem completa:
Foram debatidas questões como:
Nunca como hoje o ser humano teve tanto acesso à informação e poder, mas teremos igualmente uma compreensão e um conhecimento mais profundo de nós mesmos?
A inteligência artificial consegue mesmo filtrar o que é verdade na internet? E quem “filtra” a própria inteligência artificial? Poderão os humanos deixar de ter controlo?
Será que o poder de acumular informação corresponde a uma evolução no conhecimento, na qualidade de vida e nas relações humanas?
De que forma a sociedade civil se pode organizar para se proteger face a quem governa e controla os algoritmos, as plataformas digitais e as poderosas redes de informação?
A Maratona foi presidida por Beatriz Dias, coadjuvada por Rafael Mendonça e Carolina
Pinho. Todos eles alunos de 12.º ano, que de modo brilhante orientaram todos os trabalhos.
O júri foi constituído pelos professores convidados Dra. Lucília Marinho, Dra. Alice Ribeiro, Dra. Florência Marques e pelos alunos de 12.º ano Leonor Ramos e Pedro Ribeiro, que tiveram a exigente tarefa de escolher o vencedor, o que, dada a qualidade do debate, foi um desafio complexo.
Os vencedores foram os “Politai”, com 88 pontos, equipa do 11.º F, constituída pelos alunos Marina Lapa, Lara Ferreira, Alexandre Góis, Guilherme Lísias. Em segundo lugar ficou a equipa “A nossa Filosofia”, do 11.º I, com os alunos Dinis Ribeiro, Guilherme Lopes, Luís Morais e Samuel Borges, que conseguiram 76 pontos. Os prémios tiveram o apoio da Casa da Música, das editoras Leya e Porto Editora e da empresa Materfut, que ofereceu os habituais troféus, os Mochinhos, símbolos da Filosofia, elaborados especialmente para o evento.

O evento terminou com largos elogios à pertinência e originalidade do projeto e, sobretudo, à qualidade das intervenções dos nossos alunos.
Numa altura em que escasseiam os espaços de verdadeiro debate, se substituem argumentos por falácias e insultos, é urgente mostrar que vale mesmo a pena discutir ideias, ouvir os outros com respeito, lucidez e espírito crítico. Foi isso mesmo que a nossa Maratona mais uma vez mostrou de forma inequívoca. Para o ano cá estaremos de novo.
Sónia Múrias Professora de Filosofia
























Comentários