No passado dia 19 de abril decorreu mais uma Maratona de Debates, dinamizada pelo grupo disciplinar de Filosofia, no âmbito do Projeto Oficina de Ideias. Este ano, em virtude das comemorações do 25 de Abril, em consonância com o Projeto Cultural de escola, o problema em discussão centrou-se na articulação entre Arte e liberdade.
A discussão das equipas centrou-se em questões como: Será a essência da arte a capacidade de transgredir? Em que sentido a democracia garante mesmo a liberdade de expressão na Arte?Deverá haver um limite à liberdade de expressão na Arte? O direito à liberdade de expressão dá o direito de destruir obras de arte? Deve a arte ser usada como um meio de luta pela liberdade? Existe liberdade criativa na Arte produzida por IA?
A partilha de ideias entre as dez equipas participantes gerou interessantes momentos de confronto e de reflexão.
Escolher um vencedor não foi uma decisão fácil para o Júri de alunos e professores convidados. No final, ficaram duas equipas empatadas, após um aceso debate final.
Foram vencedores da Maratona 2024 as duas equipas de 11º ano constituídas pelos alunos Beatriz Gordete, Maria Silvestre, Inês Nunes Sousa, Inês Figueiredo e a equipa de André Gonçalves, Eduardo Cardoso, João Teixeira e Pedro Serrano.
Saber dialogar, ouvir e respeitar o outro é uma das conquistas da democracia. A existência deste projeto, já com uma longa história na nossa escola, continua a dar voz ao debate livre de ideias, contribuíndo para a construção de uma cidadania participativa.
Sónia Múrias
Professora de filosofia e coordenadora do projeto
Comentarios