top of page
  • Foto do escritoresdjgfa

Erasmus + “Explore, Create and Know”

No dia 3 de abril de 2022, eu e os meus colegas, juntamente com os nossos professores, partimos para uma viagem que certamente deixou uma marca nas nossas vidas e uma boa memória.



Uma das coisas que mais apreciei e que considero muito importante destacar é a NEVE, quase todos nós, portugueses, nunca tínhamos visto neve ou se a tínhamos visto já não nos lembrávamos como realmente era, basta dizer que passámos os restos dos dias a atirar neve uns aos outros. Ao chegar à Polónia, enquanto esperávamos que os parceiros das outras escolas chegassem, fomos visitar um pouco Varsóvia. Foi incrível ver as pessoas, a arquitetura, os costumes… é tudo muito melhor presencialmente do que ver em fotografia.

Na segunda-feira, dia 4, foi um dia cheio de planos: fomos de manhã para a escola de Nowa Slupia, onde íamos praticamente estar a semana toda, que nos recebeu a todos com muita alegria e carinho. Os alunos das várias escolas tinham apresentações já preparadas e depois cada aluno procedeu à sua apresentação. Depois disso, fomos ver um museu incrível de metalurgia, em que havia muita interatividade com os objetos.

No dia seguinte, visitamos o museu Geo-Park em Kielce e depois fomos visitar o museu de energia e ciências.



Quarta-feira, foi praticamente dedicado a visitar e ver Cracóvia: vimos os monumentos, as igrejas, a catedral e depois tivemos um tempinho livre para irmos às lojas comprar lembranças e visitar lojas que nos chamaram a atenção. Honestamente, foi um dos meus dias preferidos.



O dia seguinte foi sem dúvida o mais cansativo, tivemos uma manhã inteira a criar um calendário com datas importantes dos países participantes do projeto. Apesar de ter sito cansativo, gostei e achei a atividade incrível! À noite foi realizada a entrega dos certificados de participação e a votação do melhor calendário.

Sexta-Feira foi o último dia em que estivemos na escola. Foi uma despedida emocionante. Como fiquei com o contacto da maior parte das pessoas, posso sempre continuar a falar com eles.

Eu amei esta mobilidade e espero poder ter mais experiências destas no futuro. Tenho a certeza deque melhorei várias das minhas capacidades, seja a nível linguístico, seja a nível do conhecimento dos outros e dos costumes. Não há palavras que possam realmente descrever o que senti e como me sinto depois desta experiência. Talvez a palavra mais simples que a possa descrever seja: INCRÍVEL.





Dziękuję ou obrigado

Gonçalo Duarte, 10ºM







116 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page