top of page
  • Foto do escritoresdjgfa

Trilho do Pensamento e o Jardim da Meditação

No passado dia 24 de abril, no âmbito das comemorações do 25 de abril e em articulação como projeto Cultural da Escola foi inaugurado o nosso trilho do Pensamento e o Jardim da meditação, que tornaram a nossa escola um pouco mais bonita.

Este espaço surgiu na sequência das atividades interdisciplinares desenvolvidas pelo Projeto Pensatório, envolvendo alunos desde o 7º ao 12º ano. Colaboraram professores de Filosofia, Artes, Línguas e com um forte apoio dos alunos e professores da nossa unidade de Ensino Estruturado.



Com a colaboração implicada de todos e com a ajuda incansável do professor Joaquim Pimenta e da professora Ana Pinho, um espaço antes degradado transformou-se num Jardim para meditar, relaxar, dialogar, fruir e que é fundamental preservar.




A construção deste  novo “cantinho do pensamento” foi iniciada no ano anterior, com a oferta da mesa de jardim, pelo Pelouro dos Espaços Verdes, que agora foi enfeitada pelo jardim de cravinas que convidam à interrogação, culminando na “Árvore do Pensamento”.

A reconfiguração do velho plátano na “Árvore do Pensamento” foi simbolicamente criada de forma coletiva, com a construção de pensamentos sobre a liberdade, no dia 24 de Abril, após um Peddy paper realizado pelos alunos de ensino secundário, monitores do Projeto, orientando os alunos do 7º ano, pelo novo “Trilho do pensamento”que segue o circuito de azulejos com pensamentos pintados pela Dra Angelina Teodoro. Todas estas ativividades tiveram também o apoio de algumas empresas patrocinadoras, como a Materfut.


Lembrar Abril é também lembrar a liberdade de pensamento. Numa época em que pensar parece por vezes “estar fora de moda” não deixa de ser curiosa a “resistência” de projetos como este.

 

Sónia Múrias

Professora de filosofia e coordenadora do projeto

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page