Steps for LIFE dinamiza oficina ecológica na ESDJGFA
- esdjgfa
- 23 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de mai.
No passado dia 21 de maio, a Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves recebeu uma equipa de engenheiros ambientais do Parque Biológico de Gaia, no âmbito do projeto europeu Steps for LIFE.
A sessão decorreu sob a forma de um workshop interativo dirigido aos alunos do Clube Ciência Viva da escola, tendo como principal objetivo sensibilizar para a conservação da biodiversidade e apresentar estratégias sustentáveis de gestão ambiental.
Este workshop insere-se na parceria educativa e ambiental entre o Plano Cultural de Escola (PCE) da ESDJGFA e o Parque Biológico de Gaia, integrada na programação "EU-EM-REDE: comigo-contigo-com o mundo", no âmbito do Plano Nacional das Artes.
Durante a sessão, os técnicos de educação ambiental José e Diana partilharam experiências práticas e explicaram os princípios do projeto Steps for LIFE, que visa transformar o espaço educativo da ESDJGFA numa infraestrutura verde multifuncional, através da requalificação de alguns espaços verdes da escola. Esta transformação pretende tornar a escola num exemplo de integração entre sustentabilidade, educação e biodiversidade, reforçando a ligação entre os alunos e o meio natural envolvente.
A atividade constituiu um momento de enriquecimento científico e ecológico, despertando o interesse dos alunos para o papel que cada cidadão pode ter na construção de um futuro mais sustentável.

Promovendo parcerias externas, o Plano Cultural de Escola e o Clube Ciência Viva na Escola GFA dinamizaram, ao longo do ano, várias atividades com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e do Parque Biológico de Gaia. Quatro turmas do 2.º e 3.º ciclos e uma turma do secundário visitaram gratuitamente o Parque, participando em visitas guiadas e workshops educativos.
No segundo semestre, foi a vez do Parque Biológico visitar a nossa escola, dinamizando três workshops dirigidos aos alunos do Clube Ciência Viva e a três turmas do ensino básico. Estas atividades contribuíram para tornar a escola num espaço de investigação e divulgação de boas práticas de sustentabilidade ambiental.

No âmbito do projeto Steps for LIFE, os alunos construíram abrigos para morcegos, ninhos para aves cavernícolas e um hotel de insetos, promovendo a biodiversidade no espaço escolar.
Obrigado a todos pela oportunidade de contribuirmos para um ambiente melhor.
Nuno Francisco
Coordenador do Clube de Ciência Viva na Escola GFA
Comments