top of page
  • Foto do escritoresdjgfa

BIP (Brigadas de Intervenção Poética) - nov.23

Atualizado: 8 de dez. de 2023

Conforme o previsto no PCE, decorreram nos dias 27, 28, 29 e 30 de novembro, uma vez mais, as atividades do Projeto “Brigadas de Intervenção Poética”, na Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, em Valadares, Vila Nova de Gaia, em colaboração com a ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo). Foram protagonistas alunos do Curso de Teatro (variante de Interpretação) dessa escola artística, que visitaram todas as nossas turmas. Saliente-se que esta atividade se insere no nosso Projeto Cultural de Escola.



A avaliação da atividade é muito positiva, de acordo com a perceção dos dinamizadores e pelo testemunho de alunos, professores e funcionários, que fizeram questão de voluntariamente o exprimir.

 Os objetivos do Projeto foram totalmente alcançados, trazendo a poesia à escola de uma forma inesperada e sensível, sem os constrangimentos da tradicional abordagem institucional. Para mais, os grupos prepararam, desta vez, elementos de guarda-roupa e esboços de encenação que intensificaram o efeito de surpresa e a interação com os nossos alunos. Deve assinalar-se que foi muito ampla a gama expressiva das intervenções (mesmo no âmbito de cada turma), do mais histriónico e extrovertido ao mais interiorizado e até patético, sempre com grande controlo dos efeitos. Do nosso ponto de vista, o desempenho de todos os elementos foi excelente, tanto na sua “performance” como no sentido de responsabilidade evidenciado. Souberam adaptar-se muito bem aos vários públicos, de idades muito diferentes, na escolha de textos e na postura adotada, incluindo no seu contacto com os meninos e meninas da Unidade de Educação Especial e nas intervenções no espaço do Ginásio, na Oficina de Cerâmica e na Biblioteca. Revelaram grande versatilidade, com momentos de improviso e conseguindo envolver de forma ativa os nossos alunos em múltiplas situações.


A Escola está mais uma vez grata ao empenho e trabalho dos alunos de teatro envolvidos, bem como à ESMAE, na pessoa do professor António Durães, cujo contributo foi essencial e garantiu a eficácia e qualidade desta colaboração, que esperamos reeditar em próximas oportunidades.

 

Teresa Chaves, Florência Marques, José Manuel Silva

(com a colaboração de Maria João Santos)

 

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page