top of page

O CINANIMA veio à ESDJGFA: Promovendo a Arte e a Reflexão

Foto do escritor: esdjgfaesdjgfa

No âmbito do Projeto Cultural de Escola (PCE) da ESDJGFA, decorreu, entre os dias 8 e 22 de novembro, o programa CINANIMA vai às Escolas, inserido na 48.ª edição do CINANIMA, festival internacional de cinema de animação. Esta iniciativa proporcionou aos alunos uma imersão única no mundo da animação, envolvendo um total de 307 estudantes, sendo 249 do 3.º ciclo e 58 do ensino secundário.

Ao longo de duas semanas, de 8 a 22 de novembro, os professores de Artes Visuais exibiram filmes de animação nas salas de aula e aproveitaram a oportunidade para explorar as técnicas de animação utilizadas, gerando debates ricos sobre as temáticas apresentadas. Os alunos foram convidados a:

  • Exprimir sentimentos suscitados pelos filmes;

  • Refletir sobre as mensagens transmitidas e a banda sonora;

  • Analisar as reações das personagens e a pertinência das histórias.



A iniciativa destacou-se pela capacidade de envolver os estudantes de forma criativa, proporcionando momentos de reflexão e interação. Além disso, os professores estimularam a utilização criativa da tecnologia e promoveram a animação como uma ferramenta artística multidisciplinar, capaz de comunicar temas relevantes de forma acessível e envolvente.



A qualidade dos filmes exibidos e a adequação ao nível de ensino foram amplamente elogiadas pelos alunos e pelos professores.

O impacto do programa foi visível, não só no aumento da literacia fílmica dos jovens, mas também na forma como a animação foi reconhecida como uma linguagem artística poderosa para mudar o mundo.

Com esta iniciativa, o PCE da ESDJGFA cumpre a sua missão de elevar a literacia cultural e artística, aliando a aprendizagem à criatividade, e promovendo o uso produtivo e inovador da tecnologia no contexto educativo.


 

Luís Ribeiro

Coordenador do PCE da ESDJGFA

26 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page