“À nossa volta existe um mundo de artefactos que modelam os modos de vida contemporâneos. As formas e as cores dos objetos configuram, assim, o ambiente visual de um mundo fortemente marcado pelo artificial. Analisar a morfologia das coisas artificiais através do desenho comporta um modo de ver e um modo de compreender e pensar “
“Exercícios fundamentais na Aprendizagem do desenho” - Edições Asa
A partir desta frase e ideia, foi proposto aos alunos do 11ºD, na disciplina de Desenho A, a Representação/Desenho de uma forma artificial – lata de sumo – que deveria ser posteriormente deformada.
Com recurso à técnica do lápis de cor sobre papel cavalinho, os alunos observaram e analisaram a forma artificial (lata de sumo) com a sua nova configuração/deformação, procurando entender e compreender os novos planos e inclinações, pontos de flexão/inflexão, tangentes e concordâncias das linhas de contorno internas e externas do objeto. Refletiram e aplicaram fundamentos e conhecimentos sobre a cor, nomeadamente o contraste de cores quentes e cores frias e sobre cores adjacentes e sua inter-relação.
Também substituíram o nome da marca da lata de sumo por uma referência a temáticas ambientais ou sociais, mantendo a representação dos grafismos e da tipografia originais, mas alterando a sua significação e conotação.
Desta forma, além do desenvolvimento de competências do desenho de observação e representação de um objeto, os alunos também refletiram nos seus desenhos aspetos essenciais da nossa vida contemporânea, com a introdução de temáticas emergentes de ordem social e ambiental.
Os trabalhos realizados podem ser vistos nas vitrines do bloco B da Escola, numa pequena exposição organizada pelos alunos.
Fernando Rocha
Professor de Desenho A
Yorumlar