top of page
  • Foto do escritoresdjgfa

Debates: Parlamento Jovem Secundário 23-24


Debates

VIVER ABRIL NA EDUCAÇÃO: caminhos para uma escola plural e participativa.

No dia 29 de novembro decorreu a primeira sessão de Debates do Projeto Parlamento jovem subordinado ao tema VIVER ABRIL NA EDUCAÇÃO: caminhos para uma escola plural e participativa.

Estiveram presentes alunos representantes das três listas da nossa escola, as coordenadoras do Projeto Parlamento Jovem, o coordenador de Projetos e alguns professores convidados.



A Diretora da escola ESDJGFA deu início à sessão elogiando a iniciativa e os promotores do evento.

O convidado do primeiro debate foi o Dr. Álvaro Santos, ex-diretor da nossa escola, que nos ofereceu uma brilhante reflexão sobre a evolução da educação em Portugal, desde o século XIX até aos nossos dias, documentada com testemunhos muito interessantes adequados à situação portuguesa e, em particular, ao contexto sociocultural da nossa escola. Os dados apresentados e fundamentados por diversas fontes de informação e estudos recentes permitiram aos alunos, não só uma preciosa fonte de documentação e pesquisa, como também provocaram o questionamento crítico, sobre o impacto da escolarização na evolução da sociedade portuguesa, no combate à exclusão social, nos reflexos ao nível do abandono escolar e na consolidação da democracia.


No final, os alunos colocaram algumas questões mostrando a pertinência da discussão do tema, percebendo claramente que só uma escola plural, participativa e democrática é verdadeiramente uma escola onde educar faz sentido.


 

Sonia Múrias

Coordenadora do Projeto Parlamento Jovem

30 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page